exemplar ainda jovem com 12 cm de concha

   

 

 
Curiosidade 17

-Família: MEGALOBULIMIDAE Leme, 1973
-Gênero: Megalobulimus Miller, 1878

Nome cientifico: Megalobulinus sp.(mogianensis? embora as medidas do daqui não corespondam, pois são maiores que os M. mogianensis)

Nome Popular:Caramujo gigante branco

Características: Grande caramujo, concha totalmente branca, mas é uma espécie não nativa, e foi introduzida há 34 anos, como curiosidade, trazidos de Rubião Junior-SP, por ser de fácil controle, e postura de poucos ovos de cada vez (2 ). Os ovos medem 3x2 cm de côr branca (muito similares aos de pássaros em tamanho, diferindo apenas pelo formato), e são postos no meio da matéria orgânica ou enterrados a poucos cm do solo. Se partidos, percebe-se que só contem uma espécie de clara(ausência de gema), e depois de algum tempo, nascem caramujos de côr creme no início, e concha muito delgada, e em algum lugar li que ingerem a casca do ovo para aumentar as reservas de cálcio, fato que ainda não tive a oportunidade de confirmar.
Adultos medem aproximadamente 12 a 15 cm.

Tem hábitos crepusculares (em dias umidos) ou noturnos, e tem como predadores naturais os Teiú (Tupinambas sp.) e a ave Coró-coró (Mesembrinibis cayennensis) ambas predam tambem os Achatina fulica, que atualmente acabou virando praga.

EXISTE NO BRASIL, um caracol que tem a concha bastante parecida ao Achatina em cor , mas a concha é mais curta e o pé pode ser branco, ou ainda cinza claro - portanto antes de eliminar os caracois que se pareçam com os invasores ACHATINA confira se a concha é mesmo alongada e o pé é mais escuro que esses nossos nativos

 

o de pé cinza foi fotografado por Carlos José Pereira Martins de Carangola- Petropolis-RJ e o de pé branco foi fotografado por Claudia Regina Teixeira em Ouro Preto MG

Já foram utilizados pelos nossos indios e colonizadores como alimento o que contribuiu em muito para a diminuição de exemplares atualmente.

o caracol acima encontrado em Embu das Artes SP.por Claudio Chaskel, mede 100 x50 mm de concha, e o corpo se alonga 60mm para frente e para trás, e com o pé branco, e também deve ser de especie nativa, e bastante rara porque foi o unico exemplar encontrado em mais de 2 anos, desde que recebi a notificação do encontro.

 



Se alguém tiver alguma informação, favor entrar em contato xamrenga@ig.com.br
 

[volta]