CURIOSIDADE 113

 

Nome comum - Cuíca, cuica graciosa, catita ou guaiquica

Nome cientifico - Gracilinanus agilis

É um dos menores marsupiais do mundo, com comprimento total entre 20 e 25 centímetros, dos quais mais da metade é representada pela cauda, que é muito longa e mantida sempre bem esticada. Pesa de 15 a no maximo 40 gramas

Para poder agarrar nos galhos das árvores, as patas posteriores apresentam um polegar opositor que tem função preensil

As fêmeas podem entrar no cio até duas vezes ao ano, sendo que o primeiro cio acontece aproximadamente após um ano de vida. O período de gestação é bastante pequeno, não excedendo 15 dias. Ao nascerem, os filhotes são guiados pela mãe até os mamilos, onde ficam aderidos até completarem seu desenvolvimento. Após este período, ficam agarrados no dorso da mãe até se tornarem totalmente independentes. Em média 7 a 8 cuiquinhas nascem após cada parto, mas as ninhadas podem chegar a até 13 filhotes.Para proteger os filhotes recém-nascidos e aderidos aos mamilos(pois não tem marsupio no ventre), as fêmeas dessas espécies menores não saem do ninho por um tempo, até que os filhotes estejam menos frágeis. Durante este período, elas diminuem seu metabolismo e vivem de reservas de gordura corporal.

A cuíca-graciosa é um animal solitário e noturno que vive em tocas ou ninhos feitos em buracos nas árvores ou entre as rochas. Sua dieta é onívora, sendo bastante generalista em relação a sua alimentação, mas preferindo pequenos insetos e frutos. Quando ameaçada, geralmente foge, aproveitando seu pequeno tamanho e sua coloração para se camuflar na mata. Caso não possa fugir, a cuíca-graciosa infla os pulmões e eriça os pêlos, com o intuito de parecer maior. Depois abre a boca e vocaliza, numa tentativa de afastar o perigo. Outra estratégia de defesa é a tanatose, na qual o animal se finge de morto, permanecendo imóvel até que o perigo cesse.

texto retirado e modificado de artigo de

Rodolfo German Antonelli Vidal Stumpp
Biólogo e Mestrando em Biologia Animal
Museu de Zoologia João Moojen

essa da foto foi encontrada em arbustos onde por varios dias acompanhamos diariamente a presença de um macho de Phyllomedusa tetraploidea e que coincidentemente sumiu na noite anterior à que fotografamos essa cuica...será que preda tambem pequenos anfibios?

CURIOSIDADE

E pelo fato de gostarem de comer os frutos de café bem maduros, ela acabam colaborando para a colheita de um café especial -" café de cuíca"- que fica já descascado da polpa doce embaixo do cafeiro, e produz excelente bebida por se tratar de frutos colhidos no ponto ideal de maturação. dá um ouco de trabalho para coletar esses grãos despolpados que ficam no solo mas o sabor do café compensa o trabalho

 

VOLTAR