WABI-KUSA

[Voltar]

 

WABI-KUSA

Esta é uma maneira oriental de se trazer a natureza para dentro de nossos lares, montando mini jardins utilizando vários objetos de uso doméstico como recipiente da montagem.
Podemos utilizar travessas de diversos materiais, baixelas, sopeiras, bules, xícaras, etc. que podem ser ornados com plantas, rochas, e troncos, sempre tentando imitar pequenos nichos naturais em pequena escala, ou seja, miniaturizados.
Rochas substituem montanhas ou relevos parecidos a elas, pequenos galhos de arvore representam arvores secas, e as plantas a vegetação viva, e sempre deve conter água ou pelo menos umidade, e se o volume for razoável (acima de 1 litro) podemos até acrescentar um peixinho .
Como em geral são montagem pequenas cabem sobre qualquer local dentro de nossas residências, e obviamente sentiriam a falta de luz natural, o que pode ser facilmente resolvido com o uso de luminárias, e inclusive essas para escritório, e que permitem que a montagem fique diretamente sob ela sobre nossa mesa de trabalho, ou ao lado da cabeceira de nossas camas sob a luz de abajures.

Material que pode ser utilizado alem dos acima citadas.

Solo para plantas terrestres:
Argila - que pode ser utilizada nas mais diferentes formas por conter liga, assim podemos fazer placas achatadas, cones, bolas, etc. , mas para que não soltem sua coloração a água, é conveniente depois dar uma revestida com areia, cascalho, ou mesmo pedrinhas maiores e para ficarem bem aderidas devemos ir batendo com alguma pressão (para as donas de casa, é como passar farinha na coxinha ou no bife a milanesa)

Substrato fértil - pode ser usado da mesma maneira, desde que ele tenha condições de tomar forma, caso contrario devemos conseguir uma forma de conter em caixinhas, potinhos , e até copinhos descartáveis, (que depois devem ser camuflados).

Xaxim em placas ou em pó ou similares atualmente feitos com bagaço de cana ou fibra de côco.

Terra vegetal - usado como o substrato.

Cascalho - pode ser também usado, desde que as plantas não tenha muita exigência nutricional.

Argila expandida - pode ser usada quando se quer reter umidade, em montagens com bastante rochas arredondadas pela semelhança. Geralmente usadas por baixo das rochas, e ficariam mais em contato com as raízes, de plantas epífitas, como bromélias, orquídeas, etc., e pela localização tem menor evaporação, e maior poder de retenção de umidade que as rochas.
Rochas naturais - mais para os efeitos e contenção de outros produtos ou materiais mais leves, como para separar uma área a ser inundada e a que contem nutrientes

OUTROS MATERIAIS UTEIS

Troncos, galhos - mas se deve tomar cuidado com o tamanho deles, para que fiquem proporcionais à montagem pretendida.

Fotos de exemplos

Arranjo1 passo a passo

colocando tronco e rochas

 

Plantando Bromélias (PC609 embaixo e PC615 no tronco)

colocando carpete de Riccia stenophyla em xaxim

e para completar Begonias nativas, e apos foram acrescentados 2 lebistes machos, para evitar a postura de mosquitos, pelo fato de que machos lebistes dificilmente tentam saltar do local onde estão. (NOTA: os quadrados ao fundo tem 10 cm de aresta, e foram usados como referência de tamanho)

 

Outros exemplos utilizando caixas de madeira (para mamão) e bandejas plasticas

ver passo a passo da montagem

ver passo a passo da montagem

 

 

Agora esperamos que nossas dicas tenham acendido sua criatividade, só falta criar o seu arranjo....Boa sorte!