Tetrahymena - Mancha branca tem cura

Pertencem ao
Phyllum Ciliophora
Classe Oligohymenophorea
Ordem Hymenostomatida
Família Tetrahymenidae
Gênero Tetrahymena
Algumas espécies:
T hegewischi
T. hyperangularis
T. malaccensis
T. pigmentosa
T. pyriformis
T. thermophila
T. vorax

Os Tetrahymena são protozoários ciliados de forma oval, e causam hemorragias e necrose na pele e até outros orgãos, e podendo a causar lesões tão extensas que chega a provocar evicerações nos peixes, ou podem apenas se alimentar de restos de pele lesados ou mesmo de bactérias. Afetam principalmente peixes estressados, com deficiência alimentar, ou com alguma lesão já instalada por outra causa.

O problema é conhecido como mancha branca, ou mal de Singapura porque a maioria dos peixes de lá trazem o agente, que pode ficar silenciosamente sem manifestar sintomas por algum tempo.

As lesões aparecem com manchas claras pelo corpo, nadadeiras e às vezes até nos olhos.

Existem muitas espécies, e foram muito estudadas no campo da biologia, e até já foi feito o sequenciamento do seu DNA.

Costumeiramente é imputada a ausência de tratamento para esta doença, e em fóruns já vi sendo aconselhado o uso de água sanitária (para assim acabar logo com todos os peixes do lote, e desocupar espaço), mas por ter ocorrido em um lote de peixes de minha criação, iniciei uma serie de testes de eficácia de produtos, in vitro, usando para isso os próprios Tetrahymena que estavam na lamina do microscópio, e tive a grata surpresa de ver que em segundos, eles iam parando de agitar os cílios, e ao contrário de um pouco antes que se agitavam freneticamente em busca de alimento, iam como que estacionando, como por magia perdia a membrana celular que os envolvia deixando todo conteúdo interno vazar e acabavam com uma massa amorfa. A droga usada simplesmente dissolvia a membrana, em alguns segundos.

Acredito que muito até já conheçam algum tipo de tratamento, mas nunca foi divulgado, e por este motivo eu estou divulgando o POSSÍVEL TRATAMENTO e muito eficaz, mas me reservo o direito de não divulgar o principio ativo do produto, primeiro porque é um produto caro e vendido em embalagem para ser usado em grandes planteis de animais, e ainda porque a dose a ser utilizada é tão ínfima em relação ao conteúdo da embalagem....apenas 1 gota /litro de água.

Tratei uma caixa com 500 machos novos de guppy, reduzindo o volume de água de 250 para 100 litros e coloquei 3,5 ml dissolvidos em 300ml de água, e depois agitei para que o produto fosse distribuído por igual.....apenas 4 a 5 deles morreram, depois da medicação, por já estarem na fase que deve ter atingido órgãos vitais e já nadavam erroneamente pela água (fase terminal) e depois de 3 dias ainda há alguns em fase de cicatrização das lesões mais profundas mas já estão se alimentando normalmente e com muito apetite. Assim que tiver mais resultados coloco aqui, mas por enquanto só este fato de encontrar a cura, já me motivou a relatar rápido a outros criadores, e quem sabe salvar peixes de alguém.

continuação dos testes

5° dia pós-tratamento(13-04-07): reapareceram alguns casos, e presumo que por ter tratado em caixa com substrato e plantas (vallisnerias, que dificultam a distribuição do produto, que é oleoso) o agente continuou vivo em algum lugar, reinfestou os peixes.

Coletei 9 para fotografias, e tratamento em dose bem calculada, e controle laboratorial, e o restante coloquei em outra caixa sem nada alem dos peixes e agua tratada.

No lote dos 9 depois de 3 horas, um deles morreu, e ao microscopio ainda mantinha o agente vivo dentro de seus orgãos, mas o simples fato de macerar para colocar entre lamina e laminula, propiciou o contato lento da droga com o agente, e devido a isso a morte dos que estavam nos intersticios do material demoraram bem mais tempo (5 a 10 minutos para morrer, e como estavam dentro de material do peixe alguns por compressão não explodiram como quando soltos no liquido, mas morreram e mantiveram em parte a forma piriforme...e apos 1 hora apos a maceração do material, dos 135 Tetrahymena encontrados em um unico campo de visão na musculatura de uma nadadeira, 5 deles ainda apresentam algum movimento, e outros que devem estar mais no interior da musculatura e portanto protegidos do medicamento continuam com movimentos normais.

 

continuem acessando esta pagina pois o relato deve continuar

Caso alguém precise do produto, posso fornecer em doses pequenas em mililitros (ml)
Lembrando que 1 ml trata 33 litros.pois contem 33 gotas aproximadamente.

É só entrar em contato por email xamrenga@ig.com.br

 

Topsites de Aquarismo