PLANTAS que podem ser usadas em aquários com apenas cascalho.

Mais um serviço da SUNSHINE Piscicultura


Aquário montado em 10-11-2001 e continua ativo e bonito. Sem TPAs, sem sifonagens, sem CO2, sem nutrientes externos, mas com bomba submersa (500l/h)

Aquario montado em 20-10-2005, mas por não ter muita luz(observem que só recebe 2 metades de lampadas de 40W) as Sagittarias cresceram alem do carpete desejado, mas mantive assim para ver como iria ficar, e se com o tempo por falta de nutrientes elas se reduziriam em tamanho.Sem TPAs, sem sifonagens, sem CO2, sem nutrientes externos,e sem bomba submersa.

DEFINIÇÕES PRELIMINARES

As plantas utilizadas em aquários são essencialmente aquáticas ou hidrófilas (plantas que tem afinidade pela água ), estas últimas geralmente são cultivadas em emersão, pois se desenvolvem melhor assim, e com uma vantagem de que ao serem introduzidas rapidamente vão se transformando estruturalmente para viver no novo ambiente em total imersão, sem nenhum prejuízo para elas, e a maior transformação é a perda de uma cutícula que a protege em estado emerso, e isso também facilita que ela realize depois a absorção dos nutrientes pelas folhas, e não apenas pelas raízes como na forma emersa. Portanto é bem mais fácil imergir uma planta do que emergir.
Outra vantagem de adquirir plantas na forma emersa é que há muitíssimo menos probabilidade de se enviar junto com elas, as indesejáveis algas.
Como desvantagem, é que as plantas em emersão, não tem as formas e cores que todos procuram logo no primeiro instante, mas eu até acho instrutivo, pois assim se fica entendendo um pouco da enorme plasticidade que essas plantas possuem, e algumas mudam tanto o formato de suas folhas que ficam irreconhecíveis.

As essencialmente aquáticas, são as melhores e menos problemáticas para se manter em um aquário sem substrato, mas existem algumas exceções que tornam algumas dessas aquáticas bem exigentes.

Antes de mais nada gostaria de alertar, que a ausência de substrato está longe de ser o ideal para as plantas, mas não torna impossível mantê-las por tempo indeterminado, pois depois de colocadas no "sistema" elas acabam ficando dependentes de fatores como,:
-liberação de excretas de peixes,caracóis, e outros organismos aquáticos.
- decomposição de matéria orgânica proveniente de folhas que perdem sua função e morrem.
-sobras de alimentos, ou mesmo substancias que acabam caindo ou se diluindo na água.

Na relação abaixo, colocaremos depois dos nomes uma sigla que informa detalhes mais especificos de cada planta.


PLANTAS QUE ABSORVEM NUTRIENTES PELAS FOLHAS

Dispensam o uso de cascalho ou substrato, pois assimilam nutrientes diretamente pelos tecidos foliares, algumas inclusive nem possuem raízes, ou se as possuírem servem mais para fixação.

Ceratophyllum demersum

Chara sp.

Egeria sp
Elodea densa
Hydrilla verticilata

Lagarosiphon madagascariensis
Lagarosiphon sp
Musgos em geral (ver relação abaixo)(&)
Nitella flexilis, Nitella sp
Riccia fluitans, Riccia stenophyla
Utricularia gibba

MUSGOS (&)
Ecthropotecium leptochaeton - musgo nativo que cresce para cima, PA277- tipo Erect moss
Fontinalis antipirética- PA140

Fissidens zollingeri PA298(musgo que se parece com micro samambaia)
Rhyncostegium riparoides (ainda não incluido no site)
Vesicularia dubyana
Vesicularia vesicularis - musgo nativo (não incluido no site)

OUTRAS PLANTAS
Alternanthera reineckii rosaefolia Altern. reineckii lilacina
Aponogeton crispus , Aponogeton undulatus (*)
Anubia barteri nana (&)
Anubia afzelli
Cabomba caroliniana
Ceratopteris cornuta
Cryptocorynes em geral
Heteranthera zosterifolia (*)
Hemianthus micrantemoides (*)
Hydrilla verticillata
Hygrophilas - todas

Limnophila aquatica
Limnophila sessiliflora
Lysimachia nummularia (*)
Microsorum -todas (&)
Myriophylum sp Myriophyllum matogrossense (*)
Najas conferta
Najas indica
Nymphaea sp. purpura (*)
Nymphaea sp rubra (*)
Nymphoides aquatica, Nymphoides cristata (*)
Potamogeton sp. (PA125)
Riccia fluitans (#)
Riccia stenophyla (#)
Rotala repens(*)
Sagittarias (todas) (*)
Sagittarias que podem ser usadas como carpetes= Sagittaria natans , Sagittaria subulata subulata e Sagittaria subulata pusilla Sagittaria sp Bras
Spathyphillum sp. Pequeno
Syngonium podophyllium
Utricularias - todas
Vallisnerias - todas

As sem o asterisco se dão muito bem.

(*) plantas testadas por vários meses, mas dependem muito da população (fauna) existente, que quanto maior, mais dejetos produzem, e estes serão desdobrados pelas bactérias que se desenvolvem no interior do cascalho (Nitrossomas e Nitrobacter) em nitratos altamente absorvíveis pelas plantas que o utilizam para crescer .Para aumentar a eficácia, devemos utilizar cascalhos mais grossos(0,3 a 0,8 cm de diâmetro), que facilitam a entrada desses dejetos entre as pedras, e inclusive dispensam as sifonagens do fundo.
Algumas delas apresentaram com o passar do tempo alguma atrofia, decorrente da falta de nutrientes.
A adição de CO2 também pode ajudar no desenvolvimento das plantas.

(&) Plantas usadas em troncos.

(#) plantas que dependem muito da adição de CO2 e luz, para que fiquem luxuriantes.

Obs. Por não terem nutrientes a disposição elas se mantêm vivas, mas raramente se propagam como em um aquário com substrato, e praticamente não emitem mudas laterais devido a isso devemos plantar já de uma forma meio definitiva, usando mais mudas para que dêem o efeito desejado, e que será praticamente o definitivo.
Aquários plantados neste sistema podem a ter com o tempo a descalcificação biogênica que ocorre quando a população de plantas fica muito alem da capacidade da água fornecer dióxido de carbono (CO2) e por isso quanto maior a reserva alcalina da água utilizada, menos chances de isto ocorrer, e como sintomas disso, alem do aumento do pH, aparece sobre as folhas uma crosta mineralizada, e endurecida como uma casquinha. Para minimizar os efeitos o uso de CO2 é indicado, ou mesmo colocando pequenas quantidades de calcário calcitico ou dolomitico, em saquinho furado dentro do aquário, escondidos em algum cantinho.

CARPETES POSSIVEIS(mas de preferência usando bastante iluminação, porque são plantas que só se manterão bem baixas e compactas sob iluminação forte)
Riccias (mas ficam bem com CO2)

Heteranthera zosterifolia se mnantida com poda baixa também é possivel de ser usada como carpete
Hygrophilas em geral podem ser usadas, desde que se mantenha sob podas baixas(em especial a H. polysperma)

Sagittarias de pequeno ou médio porte( Sagittaria natans , Sagittaria subulata subulata e Sagittaria subulata pusilla, Sagittaria sp Bras)
E pretendo testar mais algumas plantas.

COMENTARIOS FINAIS
Embora este método não seja o ideal, por poder entrar em colapso a qualquer momento, mas sei também que muitas pessoas, com estes dados em mãos podem se iniciar nos plantados, conviverem com eles por até longo tempo e assim "tomarem gosto" por eles, sem ter que dispor de grande capital, e com o tempo podem ir aperfeiçoando suas técnicas e investindo em equipamentos mais sofisticados, e até quem sabe descobrir novas técnicas para um plantado, e um aquário simples assim sirva pelo menos de semente, para novos adeptos.

ALGUMAS SUGESTÔES DE USO PARA AS PLANTAS

Uma duvida que surge quando se vai montar um plantado e não se conhece o comportamento das plantas é:

"quais plantas utilizar no fundo, ou no meio, ou mesmo se é possivel formar carpetes"

Para dar uma mãozinha agrupamos as plantas por caracteristicas de suas folhas

Plantas para meio e fundo

são as podas mais altas ou mais baixas que determinarão a altura que se desja manter para as plantas pois todas citadas podem ser podadas em qualquer altura

-- de folhas grandes - Hygrophila corymbosa , Hygrophila sp. "salicifolia?" , Hygrophila sp. "purpura"

--de folhas repicadas e que formam tufos - Hygrophila difformis , Limnophila aquatica, Limnophila sessiliflora , Myriophyllum sp. , Cabomba caroliniana


--folhas grandes e avermelhadas ou roseas- Alternanthera reineckii "lilacina" , Hygrophila polysperma "SUNSET"


--folhas amendoadas ou arredondadas mas de tamanho médio a pequeno - Hygrophila polysperma , Hygrophila polysperma "Ceylon"

e até folhas miudinhas e repicadas em tufos estreitos -Myriophyllum matogrossense , Lagarosiphon madagascariensis ,

ou folhas alongadas e finas - Najas indica , Potamogeton sp. , Potamogeton sp., Hydrilla verticilatta , Egeria sp.

E ainda há a possibilidade de se usar qualquer das Vallisnerias e Sagittarias no fundo, mas estas não ficam bonitas quando podadas, pois na parte cortada fica a cicatriz que acaba ficando escura (suas folhas devem ser arrancadas desde a base), e aconselhamos quando for usar Vallisnerias ou Sagittarias fazer uma contenção com filme plástico para evitar que seus runners acabem invadindo todo aquario, e produzindo mudas em áreas fora das pré-determinadas

 

Plantas que não crescem para usar no meio

e pode-se até tentar formar carpetes com elas, mas por falta de nutrientes geralmente não lançam mudas ao lado da planta inicial e por isso devem ser plantadas mais mudas de inicio já fechando os espaços ou mesmo de forma isolada formando destaques centrais ou laterais.As menores

Sagittaria subulata subulata , Sagittaria subulata pusilla , Sagittaria natans

e as maiores usadas mais como destaque

Sagittaria sp.

Sagittaria sp. Bras - esta se assemelha muito a Blyxa, e é muitissimo mais facil de cultivar

 

voltar