DUVIDAS SOBRE PH, TEMPERATURA, e OUTROS

Recebemos muitas perguntas sobre qual o pH, temperatura, e outros parametros que a água precisaria ter para os peixes recebidos e se há necessidade em controlar sistematicamente essas variáveis....mas o que dizer?

Vamos raciocinar....os peixes ao serem enviados saem com um tipo de água, em geral com a água do tanque ou caixa em que são criados, e com algum tempo de depuração para limpeza dos intestinos...viajam por 1 ou mais dias em uma embalagem hermeticamente fechada....com um minimom de água e a maior quantidade de ar possível, para proporcionar a diluição de gases tóxicos que se formam durante a permanência deles ai isolados do ar exterior (exceto para os camarões que não podem ter muito espaço, pois pulam e grudam os bigodes umidos na parte seca e acabam morrendo grudados ai).

Bem, esse ar no interior aos poucos se modifica e modifica tambem os parametros da água, portanto já não vai chegar exatamente com saiu na origem, mas como essa mudança vai ocorrendo gradativamente, não afeta a saúde dos peixes, então porque quem os recebe precisaria se preocupar em tentar acertar esses parametros? Mesmo que se tentasse nunca se conseguiria reproduzir a água ariginal, ou qualquer tipo de água.

Mas e aí, o que fazer? e como podemos controlar a água do nosso aquário? (que também sofre variações a cada periodo do dia?

Sei que a maioria, já tem a resposta.....com aditivos, oras!!!

Errado....nunca vamos corrigir uma tendência da água perfeitamente com o uso de aditivos quimicos, e sim muitas vezes acabar estragando mais ainda o equilibrio que a NATUREZA, sabiamente realiza.

COMO FAZER ENTÃO?

Vamos tentar imitar a natureza....os peixes vivem em coleções de águas que tem variações a cada estação, pois em algumas delas chove torrencialmente, em outras o calor e forte insolação promovem o crescimento de algas ou plantas, e assim a cada época uma mudança, marca uma resposta e que os peixes portanto tem naturalmente um mecanismo de adaptação, que permite fazer ajustes internos, e ajudados pelo fato de que as mudanças ocorrem na maioria das vezes de forma paulatina, resistem bem a tudo isso (e os que não resistirem serão extintos ...o que faz com que quem resista já é fruto de uma seleção natural).

Portanto o melhor a fazer quando sen pretende criar determinada especie de peixe seria conhecer os parametros aproximados do ambiente em que vivem, e ver se nosso futuro aquario tem condições de dar um minimo de conforto ao peixe...não é preciso rigor extremado, mas condições proximas aquelas requeridas pela espécie.

Para quem pretende criar peixes que preferem águas ácidas (neons , discos, etc.), em um aquário plantado necessitará OBRIGATORIAMENTE que usar um acificante (mais indicado seria usar o CO2) pois a presença das plantas promoivem naturalmente a alcalinização da água.

Para outros peixes mais versateis, (a grande maioria de espécies) não é necessário cuidados extras pois aceitam maior amplitude de variação de pH e até de temperatura e outros parametros e por isso são os mais indicados para habitar aquarios autociclantes. Mas requerem a conduta de aclimatação a cada mudança de ambiente.

E quando receber o peixe pelo que mostramos o mais correto, seria proporcionar, a soltura, com uma lenta e demorada aclimatação, para que o peixe possa ir se habituando as novas condições.

ATENÇÃO - é preferivel deixar o peixe na embalagem original da viagem até ter um tempo disponível para fazer a soltura com aclimatação, que soltar às pressas e mal aclimatado.

Para isso ler atentamente Aclimatando peixes recebidos

voltar