PLANTAS COM FINS MEDICINAIS - USO

Colocaremos primeiro a receita de um excelente xarope antitussigeno, par facilitar e depois a seguir as fichas das plantas com outras formas de uso

XAROPE CONTRA TOSSE, BRONQUITE E ASMA

esta receita, me foi passada por uma competente botanica russa que foi minha professora no curso de Plantas Toxicas, para usar com minha filha que tinha problemas respiratorios

Indicaremos aqui o uso de folhas verdes, in natura, mas elas podem ser também guardadas secas e para isso  basta ao adquiri-las colocar em saco de papel e deixar murchar a sombra, tendo o cuidado de no inicio da secagem, verificar nos primeiros dias se elas não estão colando umas as outras, e para evitar essa ocorrência nunca colocar folhas úmidas para secagem...aliás, sempre enviamos folhas sem umidade externa para evitar esse problema, e aconselhamos a não efetuar a lavagem delas antes de colocar para secar.

Ingredientes

Guaco.........10 folhas

gervão..........20 folhas

embauba.........1 folha pequena ou um palmo quadrado

água.............500ml

açucar (opcional)........2 colheres das de sopa

mel..................100 ml

outros opcionais, Hortelã, Mellissa, Menta, Camomila, Gengibre

Modo de preparo

preparar com a água  e açucar uma calda grossa, e assim que estiver no ponto desejado, colocar as ervas com a calda ainda fervente, e desligar o fogo, e tampar com um pires (aconselho a procurar com antecedência e separar  uma panela que sirva ao diâmetro do pires ou tampa (esta deve ser colocada com o lado convexo para baixo, para permitir que o evaporado ao condensar volte ao liquido)) e deixar assim até esfriar. Já frio acrescente o mel e guarde em vidro esterilizado, de preferência na geladeira....dura assim vários meses, mas recomendo observar sempre se a superficie não contem fungos antes de usar.

Tenho usado essa receita no preparo de doces medicamentosos, mas estes não devem ter consumo por muitos dias seguidos, porque o Guaco tem cumarina, e pode a longo prazo diminuir o tempo de coagulação do sangue, por isso é contra indicado para pessoas, que tenham problemas que interfiram na coagulação sanguinea, periodos menstruais, ou hemofilia.

 

Abaixo plantas medicinais e receitas piçadas na internet

GUACO -Mikania glomerata

Nomes populares - erva de serpentes, erva de cobra, uaco, cipó caatinga.

CHÁ DE GUACO

Ingredientes

- 1 ou 2 folhas frescas de guaco

- 1 xícara de água quente

Modo de preparo

- Pique as folhas de guaco, coloque em um recipiente junto com a água quente.

- Aguarde cerca de 5 minutos até que a água amorne.

- Coe e beba em seguida.

 

XAROPE DE GUACO

Ingredientes

- 10 folhas frescas de guaco

- 2 xícaras de água

- 2 xícaras de mel

Modo de preparo

- Em um recipiente coloque as folhas picadas de guaco e a água.

- Deixe ferver e depois abafe por cerca de 10 minutos até amornar.

 

PROPRIEDADES DO GUACO

1. Auxilio em casos de bronquites

2. Alivio em asma e tosse

3. Estimular a sudorese, e assim diminuindo inchaços e ajudand a suadores em casos de febre

4. Ação antiinflamatoria, antiespasmodica e analgesica

5. Contribui no tratamento de artrites

6. Auxilia no tratamento de úlceras e dores reumaticas

GERVÃO - Starchytarpheta cayennensis

nomes populares - gervão-roxo, gervão-azul, chá-do-brasil rinchão, verbena, verbena bastarda, verbena silvestre, verbena azul, aguarapongá, aguará-ponda, erva-dos-sumidouros, vassourinha-de-botão, verônica, plantas das fadas.

chá de gervão é feito assim: em 500 ml de água fervida coloque 20 folhas e flores de gervão fresco. Pode-se usar o gervão seco.. Deixe em infusão, coberto, por 10 minutos depois do que, coe e tome uma a três xícaras por dia.

xarope de gervão é ótimo para o tratamento de tosses, resfriados, rouquidão e outros desconfortos do trato respiratório

Tem propriedades -analgésicas, febrífugas, diuréticas, hepáticas, tônicas, antibacterianas, anti-inflamatórias 

Pode auxiliar a menstruação a descer - lave a cabeça com água do cozimento de todas ou qualquer parte da planta, coada e amornada.

Partes da planta maceradas com sal pode ser usada para reduzir abcessos e furúnculos.

Cozimento de raizes, folhas , funciona como cicatrizante se colocados como emplastro sobre feridas

 

Embaúba - Cecropia augustifolia

Também conhecida como "arvore da preguiça", porque ela faz parte da fonte alimentar de preguiças.

CHÁ para diabetes

Adicione em uma xícara de chá um pouco de água fervente e uma colher das de chá de folhas de umbaúba secas e picadas. Abafe deixando em infusão por cinco minutos e coe. Beba uma xícara até três vezes no dia.

CHÁ para bronquite, asma, tosse

Em um litro de água, adicione três colheres de sopa das folhas secas de umbaúba. Deixe ferver por cerca de cinco minutos e desligue o fogo. Abafe o chá por mais 10 minutos e espere amornar. Beba uma xícara de duas a três vezes ao dia.

Atenção: Grávidas e mamães que ainda estão amamentando não devem consumir o chá da umbaúba.

Centella asiatica

A centelha asiática serve para ajudar no tratamento da celulite localizada, problemas na circulação venosa, feridas na pele, queimaduras, varizes nas pernas, reumatismo, hematomas, obesidade, problemas renais, formigamento e cãibras nas pernas, depressão, cansaço, falta de memória, ajudando também no tratamento do Mal de Alzheimer

Propriedades

A Centella asiática apresenta ação tônica, anti-inflamatória, calmante, diurética, estimulante e vasodilatadora que dilata os vasos e melhora a circulação sanguínea.

Modo de Uso

Esta planta medicinal pode ser usada na forma chá, tintura ou cápsulas que podem ser tomadas ou na forma de pomada para aplicar localmente.

Chá de Centella asiática para a Celulite

O chá de Centella asiática ajuda a emagrecer e a combater a celulite localizada, pois possui propriedades que melhoram a circulação sanguínea.

Ingredientes:

Modo de preparo:

Este chá deve ser bebido 2 a 3 vezes por dia e para aumentar a eficácia do chá é recomendado fazer exercício físico anaeróbio, como musculação localizada.

Tintura de Centella asiática para a concentração e cansaço

Ingredientes:

Modo de preparo:

É recomendado beber 50 gotas desta tintura 3 vezes por dia, para tratar problemas de cansaço, depressão e problemas de memória.

ALECRIM DO CAMPO  Baccharis dracunculifolia

Planta arbustiva perene nativa da America do Sul, apelidada no Brasil de vassourinha, por ser usada como vassoura.

Usando a resina que ela produz as abelhas produzem a própolis verde.

O alecrim do campo é amplamente utilizado na produção da própolis verde e óleo essencial, cujo principal elemento presente é o trans-nerolidol, um elemento conhecido por combater bactérias, fungos e parasitas.

, A Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto. Lá, uma pesquisa de doutorado, de autoria da professora Denise da Silva Leitão, comprovou que o alecrim-do-campo é capaz de inibir alguns processos fisiológicos da bactéria Streptococcus mutans que levam à formação da cárie dental.

ASSA PEIXE Vernonia polyanthes Less

Lesscomprovadamente é anti inflamatorio e analgesico, para problemas articulares ou de pele, e ainda comprovou-se ação cicatriznate em ulceras graças ao LUPEOL que é um protetor de mucosas, pode ainda controlar a pressão arterial por ser hipotensivo e diuretico eliminando sais e junto liquidos, ajudando no controle da hipertensão arterial, e facilitando a não formação de calculos pelo aumento da diurese. Tem ainda um efeito sobre a leishmaniose e ainda função antibiotica.

Chá de assa peixe - problemas respiratorios

1colher de folhas picadas

1 xicara de agua

fazer infusão e a dose é de 1 a 3 xicaras ao dia. Não recomendado para gestantes

******

Seguem dados copiados do site da Plantamed

Propriedades medicinais: antiasmática, antigripal, anti-hemorroidária, antilítica, balsâmica, béquica, diurética, expectorante, hemostática, tônico pulmonar.

Indicações: afecção da pele, afecções do útero, asma, bronquite, cálculos renais, contusões, diabete, diurética, dor muscular, gripe pulmonar, hemorróidas, litíase, pneumonia, pontadas nas costas e no peito, resfriado, reumatismo, rins, tosse rebelde, traqueobronquites.

Parte utilizada: folha, raiz.

Contra-indicações/cuidados: não encontradas na literatura consultada.

Modo de usar:
infusão:
- diurético e pedras nos rins: ferver 6 folhas pecadas durante 10 minutos em 1 litro de água. Tomar durante o dia.
- expectorante e bronquite: verter sobre 2 folhas coradas, 1 xícara de água fervente. Após esfriar, adoçar com mel. Beber até 3 xícaras por dia, durante 1 a 3 dias.
suco: tritura-se ou moem-se as folhas, espremer. Tomar 5 gotas diluídas em água a cada 2 horas, durante 1 a 3 dias;
decocção:
- ferver por 15 minutos 6 folhas cortadas em pequenos pedaços. Coar e tomar a vontade (diurético);
- ferver por 5 minutos 3 folhas bem picadas em 1 xícara das de chá de água. Coar e aplicar sobre afecções da pele;
- folhas fritas à milanesa: comer;
- xarope: 2 folhas picadas em 1 xícara das de café de água. Ferver 5 minutos, coar e adoçar com 2 xícaras de café de mel. Adultos, 1 colher das de sopa 2 a 3 vezes ao dia.

 

PAU D'ALHO - Gallesia integrifolia

O Pau d'alho tem propriedades antiinflamatorias, e o cozimento de folhas, raizes ou cascas pode ser usado para tumores, e ainda contra gripes

Na culinaria, os restaurantes gourmets a utilizam com sucesso em substituição ao alho, sendo que as folhas novas tem uma ação melhor.

É uma arvore que pode chegar a 30 m de altura, e em dias nublados e umidos, suas folhas ressentem aroma de alho ao ambiente, e sua presença indica que o solo tem excelentes propriedades de fertilidade, e frescor, ou seja não ocorre em solos pobres ou degradados.

AMORA

 

CHÁ DE FOLHAS DA AMORA

É recomendado para tratar infecções urinarias e reduzir os inconvenientes da TPM, como cólica e efeitos da menopausa. Por ser diuretico aumenta a excreção de liquidos diminuindo inchaços. Tem ainda efeitos calmantes ajudando na conciliação do sono.

Fazer infusão de  2 folhas em 1/2 litro de agua, colocando folhas verdes ou desidratadas, após a agua entrar em fervura e desligar cobrindo para preservar propriedades, e usar na dose de 3 xicaras ao dia...evitar excessos que podem causar nauseas e vomitos. Não  recomendado para gestantes, pode provocar contrações uterinas.

ALFAVACÃO

Além de ser usada como tempero por seu aroma e sabor semelhante ao cravo, tem propriedades medicinais importantes se a utilizarmos em chás com quantidades maior de folhas

CHÁ DE  ALFAVACÃO

10 FOLHAS (PODEM ESTAR COM CAULES E FLORES) para preparo de 1/2 litro de agua

propriedades do chá: ansiolitico, antipiretico, protetor hepatico, ação anti convulsiva, anti glicemica, e baixa a pressão

volta