Aranha 02

Família: Araneidae
Nome cientifico: possivelmente uma Micrathena sp. Esta da foto tem 5 espinhos, apenas
Micrathena gracilis: tem 5 pares de espinhos
Micrathena sagitata: tem 3 pares de espinhos

Comportamento: Nas aranhas dos gêneros Gasteracantha, Micratena e Eriophora o macho constrói o “fio de acasalamento” ligado à teia da fêmea. Ele toca esse fio como se fosse instrumento musical de corda para excitar a fêmea sexualmente e fazê-la tomar posição receptiva. Enquanto a fêmea está encantada com a corte, o macho copula rapidamente e foge antes que ela perceba que foi copulada. Assim, os machos dessas aranhas conseguem sobreviver e ir procurar outras fêmeas para fecundá-las. Se tivessem sido devorados, cada macho morreria fecundando uma única fêmea, e com certeza deixando menor número de descendentes do que se tivesse oportunidade de cruzar com mais de uma parceira sexual.
 

Desta fêmea da foto consegui duas desovas (em 24-11 e 01-12) que nasceram apos 15 dias, e estou tentando criar em cativeiro. Soltei alguns na natureza e mantive outros em cativeiro. Nasceram muitos, mas por falta de tempo, não os contei.

Esta aranha parece ter o hábito de construir sua teia próximo à superfície da água, e tentei fazer o mesmo sistema para criá-la em cativeiro, o que facilita muito sua alimentação, pois uso a água para criar pupas de mosquitos, que ao voar servem de alimento à aranha. Estou tentando repetir o sistema com seus filhotes, mas adicionando também pupas de drosophila, que são menores.

Peço que se alguém puder dar alguma informação sobre esta ou qualquer outra foto que o faça pelo e mail:

xamrenga@ig.com.br

 

 

[volta]