RECEITAS COM PLANTAS ALIMENTICIAS NÃO CONVENCIONAIS 2
DOCE DE TAIOBA
Como ingrediente, utilizaremos as raizes da taioba roxa cozida (Xanthozoma violaceum) em rodelas finas para economizar gás, e assim raspadas a pelicula que as recobre, colocamos sempre em agua para evitar que escureçam, e depois de descascadas, as cortamos em rodelas finas de no maximo 1 cm e ainda são colocadas em nova água.
Terminado o fatiamento, as colocamos em panela de pressão com água a altura das rodelas, tampamos e deixamos chiar por 10 a 15 minutos, desligamos o fogo.
Já frias, as colocamos em um processador, para formar uma pasta, e também já podemos colocar o açuçar (quantidade preferida de cada um), a essência de baunilha e coco ralado também na quantidade preferida....nós colocamos 1/8 do peso em açucar e coco ralado.
Bem pastoso e sem grumos está pronto o natural. mas caso se queira fazer colheiradas para secar ao sol ai convém colocar a pasta em panela e mexendo sempre deixar cozinhar até ficar mais firme e descolando do fundo. (podemos em ambos os casos adicionar cacau natural à pasta já doce, antes de levar ao fogo).
Massa fria, podemos pegar colheiradas dela e dispor em tabua limpa, e colocar ao sol por 2 dias com tempo seco. Importante...se o clima estiver umido, preferir embalar em potes, porque é um doce que pelo alto teor de amido e não ter conservantes. mofa rapidamente em presença de umidade mesmo em geladeira, portanto consumir rapidamente.
Na foto abaixo, como dia estava chuvoso e umido optamos por colocar em potes, e para melhorar colocamos sobre o doce, chantilly feito com nata fresca de leite de cabra.
CHANTILLY DE NATA FRESCA DE LEITE DE CABRA
Deixar a nata em geladeira para gelar bem, gelar o copo da batedeira, e garfos, colocar a nata (com ou sem açucar refinado) para bater em velocidade baixa, e quando formar cremosidade tipo cobertura de bolo ( a onda da batedeira permanece alta sem desmanchar e ficar firme) está pronto!
MANTEIGA DE NATA DE LEITE DE CABRA
O processo é o mesmo do chantilly, mas aqui podemos bater com maior velocidade maxima, até que a nata forme grumos e solte o leitelho (reserve para usar em sopas e pratos que levem queijo) Estando bem untosa, acabar de dar ponto com garfo, tentando juntar todos grumos em em só bloco, para permitir a retirada do leitelho por derramamento, ficando separada da manteiga...adicionar sal a gosto, e continuar massageando com garfo para retirar o restinho de soro, que acaba saindo após a salga....se estiver muito dura pelo frio deixar coberta para que aqueça a temperatura ambiente, e assim permita melhor mistura com o sal....sempre drenando o leitelho.Por não colocar conservantes, sempre guardar congelada se não for para uso imediato, para que não fique rançosa.
BANANA FIGO ASSADA
Nesta receita, usaremos bananas figo bem maduras (quase passadas pelo aspecto exteno), e primeiro faremos a tostagem da superficie em chapa quente e depois em forno para ativar o sabor doce deste tipo de banana
Ingredientes
bananas figo bem maduras, com a casca quase totalmente escura
açucar refinado
canela em pó
chantily de soro de leite de cabra ou mel
Preparo
Cortamos as 2 pontas de cada banana, e a seguir as cortamos ao meio longitudinalmente, e em cada metade efetuamos cortes enviezados, em 2 sentidos, formando quadradinhos ou losangos na carne da banana, para faciltar a entrada dos saborizantes, com faca bem afiada, mas sem cortar a casca abaixo (ver em foto abaixo).
esquentar uma chapa e colocar as metades com a casca para cima para que dourem (ou até queimem um pouco) a superficie da banana.
tostando as meias bananas em chapa
Tostadas esperar esfriar um pouco e arruma-las em assadeira agora com a casca para baixo e salpicar com açucar e canela.
e colocar em forno a 200ºC, por uns 15 minutos. Isso vai transformar substancias da banana em açucar natural.
Como ao mesmo tempo estavamos preparando manteiga de leite de cabra, me veio à cabeça a ideia, de colocar chantily, e quando a nata deu ponto de chantily, retirei um pouco e adocei para cobrir as bananas, e transformei o restante em manteiga para depois preparar a manteiga GHEE de cabra .
detalhe dos cortes transversais feitos para penetração dos sabores na banana
Bananas tostadas e assadas e frias colocar o chantily por cima. Nas outra duas coloquei mel de jatai....e ambas formas ficaram muito gostosas.
PREPARANDO MANTEIGA GHEE DE CABRA
Manteiga GHEE, é um produto que contém apenas a gordura do leite, porque o processo de confecção retira os solidos, proteinas e açucares (entre eles a lactose) da manteiga normal. O que a torna mais indicada para quem tem problemas com a lactose e outras substancias do leite, e ainda pode ser usada em preparo de pratos que ficam muito tempo sob calor durante o preparo. Não precisa ser conservada em geladeira porque não fica rançosa
batedura para formar a manteiga normal utilizando nata de leite de cabra, Na foto (dificil diferenciar) mas o solido é a manteiga e o liquido o leitelho (este utulizamos em sopas) que é retirado, Lava-se a mantiga em agua, e batendo até que a agua saia bem transparente.
Para produzir a GHEE não se coloca sal
usamos uma panela e refratario que se encaixem para facilitar o processo. Deixamos sob calor até ver que a manteiga se separa em 3 fases uma espuma flutuante que dizem ser os açucares, a parte do meio transparente (dificil de ver nas fotos) que é apenas a gordura e uma camada sedimentada no fundo que são os solidos do leite como as proteinas. a extração é feita em banho - maria
coleta-se com cuidado a nata flutuante, enquanto está no fogo e quando não se forma mais essa pelicula, podemos desligar o fogo, e assim que esfriar o suficiente para poder coleta o oleo até que o material de fundo não venha junto, ou até aconselham a coar em pano (mas deve desperdiçar bastante porque o pano deve ficar com bastante óleo retido)