MACROCYBE TITANS
Esta especie de cogumelo foi registrada oficialmente no Brasil, em outubro de 2003, mas aqui em minha propriedade já bem antes disso ela já aparecia expontaneamente, bem antes disso, e ficava imaginando que deveria ser comestivel, e produziria farto material pelas dimensões dele, mas faltavam dados que permitissem saber sua identificação e se era comestivel, mas a dúvida persistia.
mais de 30 cm sem abrir
esta foto que consta do meu site em "Curiosidades Sunshine" registrada antes de 2000, mostra nossa busca pela identificação dele, e de outros como a Auricularia que viamos todos os anos crescendo em madeira de baixa densidade, e com a chegada da internet foi ficando menos complicado achar informações, mas no caso do "gigante" bastante duvidas e poucos dados, pois ele aparecia em sites estrangeiros como Tricholoma.
abaixo mais alguns produzidos na Sunshine
outros enormes com mais de 1 kg
Acima achado na Costa Rica
Primeiro registro para o Brasil foi na Reserva Natural do Rio Cachoeira, Lageado Antonina, Paraná, 12.10.2003
MACROCYBE TITANS, UN HONGO ESPECTACULAR PRESENTE EN COSTA RICA, AMÉRICA CENTRAL
Francisco D . CALONGE*, Milagro MATA** & Loengrin UMAÑA**
. A pesar de que todavía no se emplea como comestible en los paises tropicales, debido a la desconfianza de las gentes de estos lugares a tomar setas, nosotros hemos comprobado el aroma agradable y buen sabor que presentan la carne de los basidiomas de esta especie . que sugiere' la posibilidad de cultivo a gran escala, con vistas a la obtención de alimentos en regiones tropicales deprimidas del mundo .