INCÊNDIOS COMO PROCEDER? COMO EVITAR?

Há muito tempo venho adiando a idéia de escrever uma técnica que sempre usei no combate a incêndio, e em todas as vezes consegui sucesso, mesmo as vezes com poucas pessoas ajudando ou sozinho mesmo e com pouco uso de água, claro que relativo ao tamanho da frente de fogo.

Essa técnica que brincando aqui com a Paula chamo de técnica SUNSHINE de combate, difere bastante da técnica convencional usada pelos bombeiros...pois eles tem muita água e por outro lado, por terem sempre mais zelo por áreas onde há moradia, pois essa é a função primordial deles, por se tratar de um orgão publico.

sendo assim sempre delegam para um 2º plano a proteção a natureza e suas consequências, como a continuidade do fogo para outras areas desabitadas, que geralmente são as que mais me preocupam quando tento ajudar....deixo eles na sua meta e percorro entornos para apagar troncos podres que demoram a emitir chama, e continuam queimando por dentro e de acordo com a direção dos ventos depois se reacendem nas orlas da area onde ainda não foi queimado(só para ilustrar imaginem um tronco com uns 5 ou mais metros que tenha sido atingido pelo fogo em uma das pontas e pela deterioração da madeira ao se olhar para ele parece apagado, mas pelo próprio aquecimento e com ajuda de um ventinho favorável atiçando ele depois de horas se reacende e chega onde ainda não havia sido queimado), e dá outro inicio de fogo.

Apenas para quem o leitor se teste vou colocar alguns desenhos com varias alternativas numeradas para escolha.

Suponhamos que a situação é um fogo que se alastra, em capim seco, e ou estamos sozinhos ou em poucas pessoas, mas tenhamos alguns vasilhames a disposição (sem uma água corrente) e algum reservatório próximo com um pouco de água...tipo uns 250 litros.

Teste 1

No desenho abaixo, escolha qual seria o seu local para jogar a água

 

 

 

1- jogar a água a uma distancia maior na área não queimada, de forma a evitar o calor das chamas e a fumaça

2- jogar água próximo a linha de fogo em área não queimada ainda

3- jogar água sobre o fogo

4- jogar água na parte queimada

Teste 2

Escolha a forma de jogar a agua, de forma mais eficiente

1- arremessar a água em grande quantidade

2- fazer um tipo de aspersão  com os dedos da mão

Comentários sobre as respostas

quanto ao local para jogar água a alternativa correta seria a 1, pois dessa forma alem de evitar o calor do fogo, e a fumaça temos mais tempo de ação para umidecer as áreas onde o fogo ainda não pegou, e então quando o fogo chega ali, ele diminui de intensidade, diminuindo o calor e fica mais fácil de extinguir....quanto a forma de jogar a água, lembrando que temos pouca água a forma correta seria a 2, (espalhar agua com as mãos, tentando formar um leque de gotas, e ainda ir amassando com os pés, a vegetação em sentido contrário ao fogo para abaixar a altura do fogo e a proximidade com as chamas que chegarem.... e melhor ainda se tivermos a mão um pulverizador desses de defensivos, que forma um jato gotejado que economiza muita água....inclusive os bombeiros tem uns desses que é um bag plástico com a bastão que serve para bombear o jato com regulagens de forma do jato...tinha em mente procurar onde existem deles a venda para adquirir mas acabei  esquecendo...muito pratico e eficiente alem de ser leve.

Outra tática que pode ser usada quando se tem maquinários agricolas, e cercar a alguma distancia da linha de fogo uma barreira quer terá terra arada, gradeada ou na falta de implementos até uma tora de madeira pesada passada de arrasto  para deitar o capim..e concentrar ai o combate do fogo porque essas barreiras promovem a atenuação da violência, ficando fácil o controle, caso ainda assim escape cercamos de novo.

Usei esta técnica aqui no bairro, quando área acima do Luiz Henrique, no Pampana tinha capineiras altas, e eu estava chegando de viagem e o fogo já estava queimando rápido....e com o trator amassamos e deitamos parte da leira, adiante  e ali extinguimos o fogo com uns baldinhos de agua.

Acho que falta aos bombeiros a exemplo desse incêndio de ontem e hoje, um pouco de raciocinio,  garanto que se tivessem pedido ajuda aos proprietarios, para que gradeassem o pasto, cercando as areas num local onde eles tivessem acesso, o estrago teria sido bem menor, mas infelizmente a conduta deles é repelir toda e qualquer ajuda de nossa parte....praticamente impedem que tomemos qualquer ação alegando corremos risco e que nos afastemos. Falta uma cabeça estrategista, pois nesse exemplo as maquinas tentariam contenção distantes da linha de fogo.

Em um incêndio conta mais a estratégia de ataque do que as ações diretas, sobre o fogo...se deve esquecer o que já está queimando, e atacar as áreas que serão as próximas e serem atingidas.

Alguém perguntou ontem sobre como evitar incêndios e propagação do fogo: ai depende do local, que se for onde se possa recolher folhas e galhos, para evitar a propagação a medida seria manter sempre limpo de material combustivel, mas ai entra um tipo de finalização com a queima que acho que em 80% dos casos, são as reais causadoras de fogo....pensem comigo a pessoa tem uma chácara de lazer, mas não reside nela....passa o dia todo na faxina, recolhendo materiais combustiveis, e lá no final do dia para evitar queimar com o calorão da tarde por causa dos riscos, com o montinho pronto põe fogo espera queimar e depois joga agua e vai embora, ....MAS...quando se queima material amontoado há uma queima efetiva do material que está por cima em bem oxigenado, que ao queimar aquece os materiais que ficaram por baixo, e pela falta de oxigenio formam-se brasas, que não emitem chama e nem  fumaça mas que depois de algum tempo acabam reacendendo, e aquela água jogada pelo próprio calor do material sofre evaporação, e fogo reinicia.

Para que tem na propriedade que conviver com a vegetação sempre presente, e que no inverno pela falta de qualidade para consumo animal quase não se utiliza e isso acaba gerando muito material combustivel acumulado e o pior em pé, (pedindo um fosforo aceso), ai a recomendação é outra, e comento abaixo.

Então o que fazer ao invés de queimar?

Acredito que rarissimas pessoas, moradoras urbanas ou de areas de campo, não possuam um vasinho, um balde , ou um canterinho com alguma plantinha de estimação, mas pelo apelo do comercio e suas facilidades acabam comprando os produtos fertilizantes, sendo que poderiam produzir esses fertilizantes usando os residuos organicos, que temos disponiveis.

O que contem um fertilizante generico? NPK, ou seja

N= nitrogenio P = fosforo K =potassio

Nos nossos residuos temos todos eles pois são formados por eles no crescimento vegetal, variam em teor com o amadurecimento das plantas mas continuam presentes, e são potencializados pela compostagem ou fermentação de degradação, que nada mais é que um processo onde em cada fase entram se alternando, bacterias aerobicas e anaerobicas, fungos, insetos e outros seres vivos, que em cada passo consomem alguma coisa dali e excretam o que consumiram de forma processada e outros consomem e também processam e excretam.....por isso que a compostagem pode demorar mais ou menos, mas sempre é lenta...e depende muito da dose certa de água, como resultado teremos o melhor de todos fertilizantes.

COMO FAZER O COMPOSTO ORGÂNICO?

Primeiro passo é adquirir um ou mais recipiente, de tamanho aproximado onde caibam nossos residuos, de 30 dias. Fazer alguns furinhos na lateral inferior, uns 2 a3 cm da linha do fundo, para que sempre fique um pequeno acumulo, para manter a umidade interna caso se esqueça de molhar periodicamente, mas permitam o escoamento dos excessos.

Ai vamos depositando tudo que sobra de nossa cozinha, cascas, bagaços, restos alimentares, cascas de ovos(ricos em Ca e P), e até ossos pequenos, pó de café, água da lavagem das frutas e folhas (sem cloro) e as FOLHA e PALHAS da nossa limpeza externa, pó do aspirador, poeira da varredura do chão....T U D O entra. Basta manter umido, e em local que o aroma das fases iniciais não nos incomodem...e revirar de vez em quando para oxigenar e favorecer a fermentação. Em caso de lotação, iniciar o enchimento de outro. saberemos quando está bom para uso, quando a temperatura estiver fria e o aroma seja de terra fresca. Evitar apenas a seca ou encharcamento.

Voltando a areas com vegetação constante, onde sempre terá material sujeito a fogo, que é o meu caso

1 - nunca usar queimadinhas de algum montinho

2 - ter sempre agua disponivel....garanto que pensou ah, tenho poço bom e basta ligar a bomba, LEDO ENGANO...não se esqueça que a própria rede eletrica  pode causar inicio de incêndio por curto circuito provocado por aves ou animais que resolvem ficar sobre os fios, normalmente pombas pesadas, macacos, saguis, promovem o abaulamento dos fios que se tocam e geram faiscas que caem ao solo....ai na hora H falta energia, e dai?

Por isso sempre aconselho a ter uma caixa reserva e grande( para que a agua tenha pressão pelo volume estocado), que será abastecida, periodicamente ou por coleta de agua da chuva dos telhados ( acesse chuva.htm onde explico detalhes), e sempre instaladas em ponto mais alto que as areas que se deseja proteger ou irrigar, e claro abaixo da altura do telhado que fornecerá a agua. Ela pode servir também para irrigação.

3-  ter sono leve e ficar atento, e disposição para agir quando necessário.

voltar