CURIOSIDADES BIOLOGICAS

Este site, embora dirigido ao aquarismo, que é um hobby geralmente praticado por pessoas que de uma forma geral, gostam de apreciar a natureza, a ponto de tentar manter um mini universo natural e silencioso, dentro de uma cuba transparente, com rochas plantas, peixes, e outros seres, para que sempre que possível, ficar observando quer pela tranqüilidade que ele possa proporcionar, quer pela facilidade de observação.

E temos certeza que pessoas assim, não ficam restritas a peixes e plantas de um aquário, mas toda a natureza com suas curiosidades e mistérios que dela fazem parte. E por sermos assim curiosos observadores e na maioria das vezes, desconhecermos o que nos cerca, munidos de uma câmera fotográfica, e aproveitando esta tremenda chance que a informática, por meio da internet, nos proporciona,  e sabedores que alguém mais informado, pode eventualmente fornecer algum dado a mais, ou pelo menos dar um palpite, ou citar o nome de algum especialista no assunto, a quem possamos recorrer, decidimos postar aqui fotos de pequenos seres, ou plantas que ocorrem em nossa Reserva Ecológica.

A Reserva se localiza logo abaixo da área de tanques, e se continua por um vale que temos no fundo formando um canyon de uns 120 metros de profundidade, bastante preservado tambem mas de clima mais seco, pois é apenas cortada por um riacho, que desce em queda quase livre, formando um local paradisiaco, com rochas totalmente cobertas de Bryophitas, que se aproveitam da nuvem de agua que se forma na descida, acarpetando os espaços entre outras plantas nativas como Hydrocotyles, Sinnigias, Pteridofilas.e até raras orquidaceas.

Imagens do canyon e cascata

Nesta area preservada ocorrem mamiferos, aves, répteis, anfibios, e toda diversidade de insetos, como poderão verificar nas proximas paginas, mas que infelizmente por falta de conhecimento e tambem por falta de interesse de quem entende estamos tendo dificuldade de classificar a maioria delas, mas registramos por fotos e aos poucos quem sabe completaremos a identificação de cada uma delas, e tambem a ficha tecnica correspondente.

Investimos bastante na preservação do ambiente mantendo a mata que já existia , e ainda introduzimos outras especies já extintas na area, e ainda outras que servem de alimento à fauna que sempre nos surpreende com o aparecimento de novas espécies.

Com o passar do tempo, acabamos descobrindo que a implantação da atividade de criação de peixes ornamentais em pequenos tanques, acabou colaborando de maneira muito expressiva na preservação de espécies, que já habitavam a área antes (caso das saracuras-três-potes, e outros pássaros) e de outras que deveriam habitar áreas próximas, já sob ameaça do desenvolvimento, como os anuros, que encontraram na fartura de tanques(450) e caixas para criação dos peixes (mais de 1000) um habitat propicio (e sem predadores de grande porte), e que pela grande quantidade de pequenos reservatorios, até possibilitou que as espécies pudessem escolher cada uma um local exclusivo para desova e criação de seus descendentes, e com mais uma vantagem adicional poder contar com alimentação diaria, quer seja com ração balanceada, ou com plantas (para espécies cujos girinos tenham dieta vegetariana)....é só escolher o tanque ou caixa que tenha o necessario à espécie.

É claro que as vezes até causem alguns prejuizos pois algumas espécies costumam, ao que parece, tentar retirar do ambiente o que pode predar ou concorrer com seus futuros filhotes(peixes), e outras ainda tem o hábito de escolher sempre as coleções de água com maior riqueza de fito e zooplancton, para garantir melhor alimentação da prole, mas podemos muito bem conviver com essa "sociedade" e até ficamos satisfeitos por poder colaborar assim.

Outro detalhe intrigante, é o senso de localização exata que os anuros possuem, pois algumas espécies conseguem mesmo quando levadas a locais distantes mais de 500 m voltar exatamente, em menos de 24 horas, ao ponto exato de onde foi retirada. Perguntamos: alguém conhece alguma pesquisa já realizada sob este comportamento? Parece que tem um GPS instalado e muito preciso. Estamos iniciando um trabalho onde anotamos essas persistências, com data da retirada, distancia aproximada e dificuldades de percurso provaveis, e quando ocorreu o retorno.

Pedimos a todos visitantes que não façam cerimônias, e participem dando opiniões a qualquer foto postada nesta secção, e caso nada tenha a acrescentar que faça um bom passeio pelas fotos, conhecendo as coisas que nos encantaram ou nos deixaram intrigados.

A cada nova “descoberta”  estaremos postando novas fotos. E com a sua ajuda pretendemos ir atualizando, e dando nome aos astros das fotos, e futuramente até contando detalhes ou informando links que possam ilustrar melhor.

Obrigado pela sua visita!

[ENTRAR]

www.plantasdeaquario.com

Topsites de Aquarismo