PREPARO DE TERRA QUE FOI DEIXADO EM DESCANSO
Após o cultivo de milho esta a área que descrevemos foi plantada de mandioca, e deixada abandonada apos a semeadura de mucuna por mais de 1 ano. E tinha na época varias goiabeiras, que ainda não sabemos por que motivo do ano passado para cá vem morrendo, mas a julgar pelos troncos, parece que o motivo foi a instalação de brocas no troncos, que há algum tempo tinham sido danificados pelas cabras, que pastavam nestas áreas, e como toda boa cabra adpram comer cascas de arvores. Com a presença de suportes vegetais (goiabeiras e pés de jurubeba) a mucuna subiu sobre as copas, e as mandiocas e o capim colonião que nasceu no meio delas, em busca de luz acabaram crescendo e ficando com aproximadamente 3,5 metros de altura, as custas dos residuos de nutrientes do plantio de milho.
Ficaram enormes e com os ramos muito entramados, e formaram muito material vegetal, para formar a cobetura morta agora na reutilização do terreno.
A limpeza até que poderia ser feita por meio de ferramentas próprias para roçados, mas como haviam os pés de mandioca entrelaçados fizemos toda limpeza basicamente usando faca bem afiada, e com ela iacortando os talos de capim em pedaços pequenos de 30 a 40 cm, o que facilitou em muito na hora de enleirar, pois o capim ficava menos trançado...e até as moitas de colonião foram arrancadas com faca, para não machiucar as mandiocas, que não forma colhidas, pois as colheremos a medida da necessidade, e aos poucos pois são da variedadede mesa...muito macias mesmo que tenham bastante tempo de cultivo.
Visão externa da cobertura de mucuna...embaixo das folhas está uma trama de ramos secos.
Notar a altura dos pés de mandioca, a trama sob as folhas verdes
A trama seca existente sob a folhagem verde
nesta foto dá para ter uma idéia melhor da altura e quantidade de matéria orgânica que a mucuna deixa no solo, pois ela tinha uns 3,5 metros de altura
e nestas fotos a altura do talos do capim colonião.
E com muito trabalho e capricho tudo foi sendo picado a faca e colcado sobre o solo
e uma cama de materia morta ficava sobre ele
Abaixo foto da reorganização dos residuos formando os cordões
e o plantio de milho e girassol realizado entre os cordões, conforme as linhas amarelas na foto abaixo
e a terra já estava tão fofa que enterrei as sementes com os dedos, intercalando 2 sementes de milho a cada 22 cm e entre um punhadinho de sementes de girassol
Após o plantio como a terrra já havia recebido calagem, foi esparramado cinzas de fogão a lenha
aproveitando a umidade do solo com chuva da madrugada que felizmente neste ano tem caido de forma abundante.
daqui a uns dias virá a foto da rocinha já germinada
[voltar]